ITM Têxtil apresenta coleção para o inverno 2018
Para o Inverno 2018, a ITM Têxtil adotou uma nova estratégia de Desenvolvimento de Produtos e passou a dividir com os seus clientes o seu processo de criação. Após uma série de análises e estudos de referências vindas de desfiles internacionais, feiras mundiais focadas na indústria de calçados e acessórios e revistas e bureaus especializados no tema, a empresa preparou um material contendo as tendências mais relevantes para o mercado calçadista na estação.
A partir da compilação de dados realizada, a ITM Têxtil selecionou as diretrizes para a criação de produtos e estampas e compartilhou com seus parceiros, com o intuito de colher feedback sobre o material apresentado. A rodada de apresentação começou no final de março deste ano.
A seguir, apresentamos um resumo das principais tendências separadas pela ITM Têxtil para a estação. As tendências foram divididas em quatro temas principais e, para cada um deles, deu-se um nome que faz referência a um artista com um espírito similar ao tema.
WINEHOUSE
A cantora inglesa Amy Winehouse é a inspiração para o primeiro tema da estação que fala de um resgate do passado com um toque contemporâneo. Aqui peças e visuais vintage ganham detalhes super atuais que dão uma cara de novo a algo que, normalmente, seria tratado como vintage. A mistura de referências tem
um charme todo especial e único e é um visual que agrada um público mais jovem. Este tema abraça ainda o lado romântico do inverno com estampas florais que prometem ser um hit, com diversos formatos (desde o Liberty até os maxi florais) e com fundos claros e escuros. A mistura do étnico com o contemporâneo também é um contraponto que faz parte da estética do tema. Assim, visuais que misturam estampas étnicas coloridas podem ser complementados com acessórios mais sóbrios e com uma cara bem urbana.
Para este tema, a ITM tem uma linha chamada VINTAGE que tem um aspecto envelhecido que é perfeito para a criação de tênis com um visual.
MARS
O dia a dia urbano, super contemporâneo e com ar moderno dá o tom da segunda tendência, Mars, inspirada no cantor pop americano Bruno Mars. Visuais mais streetwear com um toque de modernidade, combinado com cores mais sólidas faz parte das referências deste tema. Aqui o tricô ganha destaque por trazer um acolhimento em meio ao caos urbano. Tons neutros como azul, cinza e preto, clássicos do inverno, contrapõem-se a alguns tons mais vivos como vermelho e laranja, as cores queridinhas da estação.
Para o mercado, a ITM começou a ofertar o 3DK – 3 dimensional knitting – que é uma tecnologia que permite a criação de cabedais para tênis e sapatos em tricô tridimensional, com diferentes pontos de tensão e ajustes para conforto em pontos específicos do pé. Esta tecnologia permite a produção de sapatos sem costura e com um alto grau de conforto no vestir, aproveitando o uso de pontos distintos de pressão ao longo do pé. Tecnologia de última ponta para oferecer conforto incrível para os consumidores.
Seguindo na linha do conforto, a ITM também oferece ao mercado a linha de produtos SMARTEC®, um forro de calçados com construção 3d que cria bolhas de respiração no tecido, oferecendo um excelente gerenciamento de microclima nos calçados.
Outro must have da ITM para esta tendência é a linha de produtos EXPAND, com um tecido que tem o visual tecnológico e moderno do Neoprene mas com diversas vantagens como conforto (tecido com stretch, respirável e com ótimo gerenciamento de microclima), boa relação de custo x benefício, facilidade de produção e versatilidade: tecido com dois lados que podem ser de cores e composições diferentes, lisos e estampados. Este produto foi o grande vencedor da categoria DESIGN do Prêmio Primus da Assintecal neste ano.
DAFT
O visual futurista é sempre um must have no inverno. E neste não seria diferente. O que chama a atenção neste ano é que há um grande enfoque tecnológico, uma tendência que vem dos desenvolvimentos têxteis, e também um amplo destaque para o aspecto sensorial dos tecidos – em um mundo cada vez mais digital, as pessoas sentem a necessidade do toque e passam a buscar por essa referência no seu dia a dia, inclusive nas peças que vestem. Este ar futurista e tecnológico tem tudo a ver com a banda francesa Daft Punk que serviu de inspiração para o tema.
Como a ITM tem um DNA tecnológico, ela oferta diversas linhas de produto com diferentes funções. Uma linha já consagrada pela ITM mas ainda pouco conhecida é a DRYSHIELD® com tecidos impermeáveis, à prova de água e à prova de vento. O mais legal é que é um tecido que respira pois possui membrana com tecnologia de ponta, feita sem o uso de PTFE, substância nociva ao meio-ambiente.
Uma das novidades para a estação foi o lançamento da linha Bidimensional, tecidos com duas dimensões que dão um efeito visual e sensorial incríveis para os calçados e acessórios. Outra família de produtos com visual mais moderninho é a NET com tecidos super ultra leves e também muito resistentes.
CSS
O quarto e último tema para o inverno é o CSS, inspirado na banda brasileira super alternativa CSS (Cansei de Ser Sexy). Este tema tem uma inspiração no New Wave dos anos 80 e é super colorido e com estampas muito divertidas.
O metalizado tem vez no inverno e aparece principalmente no prateado. Dourado, azul e vermelho metálicos também aparecem com destaque. Estes efeitos visuais mais divertidos e com cara mais jovem fazem parte da linha SPECIAL EFFECTS da ITM, com acabamentos que dão o aspecto de glitter, emborrachado, envernizado, muito mais.
Além dos tecidos com visual mais fun, a ITM lançou também a linha SURPRISE, com tecidos que oferecem conforto onde menos se espera. Um acabamento especial da ITM faz com que o tecido desta linha possa ser cortado e afio e, portanto, não desfie e possa ser usado na forração sem prejudicar o visual de calçados como a sandália.
Acesse a Fonte