Conexão que Vende: Como Valorizar a Experiência do Cliente no Mercado de Calçados
Por ITM Têxtil | 24/02/2025 | Tendencias de Mercado | mercado de calçados, tecnologia textilDe acordo com o relatório The State of Fashion da McKinsey em parceria com o Business of Fashion, cada vez mais a interação humana no ponto de venda vai fazer diferença na experiência do consumidor nos mercados de moda e acessórios. O vendedor não é apenas um mediador de vendas, mas sim um elemento chave que pode criar uma conexão personalizada com o cliente, agregando valor à experiência de compra.

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Valorizar o Papel do Vendedor
No segmento de calçados, existe um campo vasto para explorar no atendimento ao cliente. Muitos diferenciais técnicos e de performance dos produtos podem passar despercebidos pelos clientes que podem focar no design e preço apenas. Estes pontos podem ser destacados com a ajuda de vendedores bem treinados. A capacidade de explicar os benefícios de tecnologias inovadoras pode fazer toda a diferença na decisão de compra para produtos premium. Por exemplo, produtos que utilizam materiais como o fio CORDURA® ou tecnologias como MIST, SCENT e SANITEC possuem atributos específicos que elevam sua performance. Entretanto, esses benefícios nem sempre são claros para o consumidor no momento da compra e, ao destacá-los ao consumidor, o vendedor não apenas melhora a percepção do produto, mas traz informações técnicas valiosas para a relação dele com o consumidor, agregando valor na interação com o consumidor.
A Importância do Treinamento de Equipes
Investir em treinamento pode ser um caminho eficaz para ajudar as equipes de vendas a comunicar melhor os atributos dos produtos. Quando os vendedores entendem profundamente o que estão oferecendo, eles se tornam mais confiantes e eficazes no atendimento. No caso de calçados, destacar diferenças como resistência, impermeabilidade, controle de odor ou conforto pode transformar a abordagem ao cliente, criando um diálogo mais rico e informativo.
Ferramentas para Valorizar os Produtos
Outra abordagem que pode ser explorada é o uso de etiquetas explicativas nos produtos. Essas etiquetas, que destacam os diferenciais de performance, ajudam o consumidor a identificar os benefícios diretamente na prateleira e servem como apoio para os vendedores ao detalhar as vantagens. Esse recurso não apenas facilita a comunicação, mas também cria uma experiência visual e educativa para o cliente.
Conte com a ajuda da ITM neste importante passo
A ITM compreende a importância de valorizar os diferenciais de performance. Por isso, oferece etiquetas para marcas que utilizam tecnologias de performance em seus produtos como CORDURA(R), DRYSHIELD(R), SANITEC(R), SCENT, dentre outros. Além disso, está disponível para fornecer informações e materiais que possam auxiliar equipes internas com informações e suporte em treinamentos. Essa colaboração visa criar uma sinergia entre as marcas, seus times de vendas e os consumidores, reforçando o valor agregado dos produtos , algo que é positivo para todos na cadeia produtiva. Agende uma visita ao nosso showroom ou fale conosco para maiores informações.