Nasce uma Empresa Inovadora e Determinada
1977-1987
Preocupação Ambiental entra em Foco
1987-1998
Evolução Constante é a Chave
1998-2007
Consolidação Tecnológica e Estratégica
2007-2017
O Céu é o Limite
2017
Nasce uma Empresa Inovadora e Determinada
Em 1977 surge a ITM-Indústrias Têxteis H.Milagre LTDA na Serra Gaúcha, situada em um local com precária infraestrutura e com uma área construída de 2.139m2. A equipe inicial contava com 40 funcionários e a produção da época, direcionada para confecção, ainda não tinha equipamentos para realizar todo o processo produtivo do produto vendido.
Em meados de 1980 iniciou-se uma renovação mais ampla do parque fabril com aquisição de novas máquinas, o que permitiu ampliar a gama de produtos. Nessa época a empresa passa a direcionar parte de sua produção para a indústria calçadista. Com estes investimentos, foi possível superar um desafio importante: deter a produção de todas as etapas do processo, sem depender de nenhum outro fornecedor ou prestador de serviço.
Preocupação Ambiental Entra em Foco
Nos anos 1990, a área ambiental, espaço que logo viria a ser um dos maiores destaques da ITM, começa a receber atenção com a construção de uma estação de tratamento de efluentes de vanguarda, pioneira no tratamento do efluente de forma biológica. Aliado a isto, as melhores práticas ambientais passaram a ser consideradas no processo produtivo da empresa e o investimento em um laboratório com recursos avançados, credenciado junto a Fepam, permite o apurado controle dos afluentes e efluentes.
Há um movimento forte para o foco na Qualidade no processo produtivo, modernizando todo o parque fabril, buscando produzir melhores produtos com otimização de recursos. Este foco dá resultados e a ITM passa a ser uma das poucas indústrias da América Latina autorizadas a utilizar o fio CORDURA® em seus produtos
Evolução Constante é a Chave
No início dos anos 2000 a ITM torna-se membro da SATRA e investe no aumento de sua infraestrutura com as construções de seu Centro tecnológico, do restaurante saudável e de alto padrão, de uma área de lazer com campo de futebol e infraestrutura para confraternizações e do Centro de Treinamentos, dotado de recursos para capacitação da equipe e interação com a comunidade e parceiros.
Com o propósito de evoluir o modelo de gestão, inicia-se nessa década também o projeto de gestão da Qualidade o qual trouxe consigo novos conceitos de gestão, baseado no sistema integrado ERP. Entre 2005 e 2008 a empresa torna-se uma das pioneiras a migrar para uma matriz energética baseada em energia limpa, o gás natural.
Consolidação Tecnológica e Estratégica
Em 2008, adquire o equipamento para dublagem, um importante marco na evolução técnica dos produtos e se torna a única têxtil licenciada pela SYMPATEX® na América Latina a usar as suas membranas com tecnologia de ponta.
Em 2016, reformula toda a sua Comunicação Estratégica com o mercado, passando a trabalhar com mais de 25 linhas de produtos, separados por funcionalidade, onde cada linha tem uma comunicação específica, previamente definida e apresentada ao mercado. A empresa reformula o site e o disponibiliza em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e alemão, com olho na expansão internacional da empresa.
O Céu é o Limite
Tendo como fundamento o domínio técnico, a estrutura de seu parque fabril, uma equipe qualificada e as parcerias com clientes e fornecedores, a ITM segue sua vocação de estar na vanguarda disponibilizando produtos com elevado valor agregado e distinto nível de serviço.
Ser um fornecedor de soluções tecnológicas têxteis, aliando tecnologia de ponta com processos produtivos sustentáveis e éticos é o desafio da ITM para os próximos anos, onde a empresa busca se posicionar como um player global, focado em tecnologia e inovação. De uma maneira mais específica, pode-se considerar que, nos próximos anos, a ITM buscará:
- Posicionamento em soluções tecnológicas
- Se consolidar como um Fornecedor global no mercado têxtil
- Oferecer novos modelos comerciais, frente às mudanças no mercado
- Ser uma referência global em gestão ambiental de recursos
- Ampliar constantemente a oferta de produtos sustentáveis nos diversos mercados em que atua.